cartaz

Ciclistas fazem manifestação e entregam carta a Prefeito de BH

Belo Horizonte foi escolhida como uma das sedes da Copa de 2014, e uma das diretrizes estabelecidas pela Fifa é a adequação das cidades de forma a privilegiar o acesso aos estádios para meios de transporte alternativos ao automóvel particular. Uma possibilidade atraente, desde que devidamente incentivada e estruturada, é a bicicleta. É visível o aumento a cada dia do número de pessoas pedalando na cidade, a despeito da inação do poder público em fomentar um meio de deslocamento tão barato, ágil, saudável, não-poluente e não-congestionante, e a despeito também da opinião antiquada e equivocada de que BH tem relevo inadequado para o uso da bicicleta.

A avenida Antônio Carlos está sendo duplicada e se tornará a principal via de acesso ao Mineirão durante os jogos. O aumento do número de pistas para automóveis é gritante, e não está prevista nenhuma ciclovia no projeto. Mesmo com parte da via já duplicada, a inclusão de uma ciclovia nesse momento ainda seria muito mais barata que no futuro, com a obra pronta. O poder público pode não admitir, mas sabe que enxuga gelo ao aumentar o espaço viário dos automóveis: obtém-se uma fluidez momentânea, o uso do carro é incentivado e em poucos anos as vias estarão novamente saturadas - só que aí com muito mais veículos nas ruas. O espaço para o transporte coletivo e o transporte cicloviário, ao contrário, tem uma meia-vida infinitamente mais extensa. Já se perdeu a oportunidade histórica da criação de uma ciclovia na Linha Verde, e o erro está se repetindo na Antônio Carlos. Uma ciclovia ali, além de desafogar o acesso ao Mineirão durante a Copa, traria um benefício permanente para a cidade, unindo o Centro à Pampulha e a Venda Nova e servindo à UFMG.

É para reivindicar a inclusão da ciclovia na Antônio Carlos, além de propor diversas medidas de baixo custo que poderiam incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte, que os ciclistas de Belo Horizonte farão no próximo dia 20 de junho uma pedalada-manifesto pela região central da cidade, com uma parada em frente à Prefeitura para entregar uma carta de solicitações ao Prefeito Márcio Lacerda. Todo ciclista é bem-vindo. Espera-se que o movimento conte com cerca de 150 participantes.

Serviço:
Pedalada-manifesto pela criação da ciclovia na Antônio Carlos e outras medidas de incentivo ao uso da bicicleta na cidade
Dia/Hora: 20 de junho, às 9h
Local de início: Praça da Liberdade
Hora de entrega da carta ao Prefeito: 10h30, em frente à PBH
Encerramento: Praça da Liberdade, às 11h
Carta ao Prefeito: leia em PDF
Baixe as placas para colocar na bike: placas.zip

Contato:
Humberto Guerra - 8806-0075 - humbguerra@yahoo.com.br
Vinícius Mundim - 9133-7574 - viniciusmundimmz@gmail.com
Lucas Moreira - 9120-8338 - lucasmtbbh@gmail.com

Realização:

Mountain Bike BH